sábado, 28 de fevereiro de 2015

Todos políticos. Todos cidadãos.

 


 Em 2014 vivemos um período muito conturbado, marcado por escândalos de corrupção, manifestações e atrasos nas obras da Copa do Mundo. Nesse contexto, ressurge uma questão que deveria ser considerada todos os dias (inclusive em anos nos quais não se precisa votar) - o evolvimento no panorama político por parte dos cidadãos.
 Certamente, a participação na política é indispensável a todos. É através dela que podemos exercer nossos deveres e reivindicar nossos direitos. Se a informação de quem são os políticos corruptos chega até a população, essa deve estar ciente de não votar neles na próxima eleição. O mesmo acontece com o dinheiro público gasto nas obras faraônicas da Copa que, por algum motivo nunca ficam prontas: é papel da sociedade ir sim às ruas para manifestar a sua indignação.
 Até mesmo para aqueles que não acreditam que seja através da estrutura política que uma sociedade deva se organizar, ela acaba sendo importante. É comum de se encontrar pessoas que não fazem ideia do atual panorama político do Brasil porque se dizem "contra a política". Deveria ser justamente o contrário, as pessoas que são "contra a política" precisam ser as que sabem mais sobre o assunto, pois assim elas encontrariam sempre mais argumentos sólidos para fundamentar e renovar sua crítica.
 Pode-se notar que a ação política é essencial na hora de modificar ou não a estrutura social, seja de uma cidade, estado ou país. E essa ação não deve partir apenas dos representantes eleitos, mas da sociedade também, porque em uma democracia todos são políticos e todos são cidadãos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário